Publicado por: Fe | 20/08/2009

a bendita entrevista pro visto de noiva…


Há algum tempo não posto aqui. Não por falta de tempo, mas sim por falta de vontade. Muitas coisas aconteceram e eu não quis ficar expondo a minha vida em tempo real aqui… Mas hoje resolvi atualizar as coisas pois, mais uma vez, meu relato pode (e muito) ajudar quem futuramente (ou até atualmente) queira iniciar o processo do visto K1.

A nossa entrevista foi marcada pro dia 11 de agosto. Nossa papelada estava impecável, revisada, e tanto eu como o Jay estávamos super tranquilos. Chegamos no Rio (onde são feitas as entrevistas para vistos de imigrantes) com um dia de antecedência, ficamos no hotel Ibis (que é pertinho do aeroporto e do consulado) e estava tudo bem. Até encontrei uma amiga minha aqui do blog na fila! Tudo estava indo muito bem.

Chegamos na salinha da entrevista e a moça que confere a documentação nos chamou pela ordem das senhas. Chegamos lá e o golpe foi bem forte: um dos formulários que o nosso advogado nos mandou estava ERRADO. Bem, eu nunca passei por nenhum processo de visto (de turista ou de imigrante) e este é um formulário comum aos dois: o DS 156.

O formulário deve ser preenchido online, não importa o que aconteça. Nosso advogado BURRO deu um jeito (não sei como) de baixar o PDF deste formulário e, assim como os outros, preencheu offline (no computador dele, sei lá). Fato é que, no ato do preenchimento online, um código de barras é gerado, e este código é fundamental para que todo o restante da papelada seja processado pelo consulado. O problema é que, quando a anta do advogado não preencheu online, este código de barras nunca existiu e tanto eu como o Jay não poderíamos NUNCA saber…

Nós conferimos e re-conferimos tudo. Re-imprimimos um monte de coisas que vieram erradas. Basicamente, o advogado não serviu pra nada; se nós dois tivéssemos feito tudo sozinhos, teríamos evitado a RFE (que foi por negligência do advogado em preencher corretamente a papelada inicial) e a entrevista ser negada.

Foi isto que aconteceu: não pudemos ser entrevistados. Levamos tanta coisa, mas nada serviu… Não pudemos ser recebidos. Choramos muito (por cansaço, desgaste, raiva do advogado, tristeza) e o máximo que conseguimos (aliás, uma funcionária super legal e boazinha conseguiu) foi não nos mandar pra daqui a meses e meses. Nossa entrevista foi reagendada pro fim de agosto (que já está perto) e ela conferiu nossa papelada, nos informando que está tudo muito bom e sem problema algum.

Resultado: chegamos no hotel, ligamos do meu Skype pro advogado, xingamos ele demais e, depois, ainda por cima, preenchemos corretamente o formulário online – e o preenchimento demorou menos de 3 minutos. Por 3 minutos a gente já estaria com o meu visto em mãos e sem preocupação.

Ficam aí meus conselhos:
1) NUNCA confiem no(s) advogado(s). Na maioria, eles não sabem como tudo funciona. Quer um exemplo? O nosso falou que a culpa de não ter o código de barras era nossa, porque quando a gente agendou a entrevista (hã? desde quando o aplicante agenda entrevista de imigrante no Brasil?) o Consulado deveria ter nos enviado este código de barras (hããã???). Além disto, ele não sabia que existia este formulário (ah é? então por que ele assinou e carimbou?) e, para completar, ele nos disse que é responsabilidade dos clientes achar os formulários, preencher tudo, conferir e enviar (ok, então para que nós pagamos um escritório de advogados?)…
2) SEMPRE sigam à risca o que o Consulado recomendar, ao pé da letra. Isto teria evitado todo o stress se o advogado tivesse prestado atenção (eu enviei tudo pra ele, inclusive o link pro formulário eletrônico).

Bem, é isto. Assim que eu finalmente passar pela entrevista, colocarei tudo em detalhes. Por enquanto, vou aproveitar minhas últimas semanas no Brasil!

Responses

  1. Hey garota vai dar tudo certo agora e vai com o certeza de q tudo vai fluir !!!! meu esses advogados sao uma droga eu tive um problemao com um desses e tive que começar tudo do zero …. mas no final deu tudo certo.
    Se precisar de alguma coisa pode chamar ok ?

    Bjs

    • Meninas que comentaram o último post: MUITO OBRIGADA! Apesar da situação ser muito chata e estressante, eu e o Jay sabemos que tudo vai dar certo no final. A gente tem sido muito fortes, e é impressionante a quantidade de trapalhadas que a gente tem se metido involuntariamente… Vou continuar postando tudo, com certeza. Nós sabemos o tanto que não tem informação completa em lugar nenhum sobre este processo, principalmente em português… Por isto, achei que seria uma forma de ajudar! Obrigada pela força, continuem torcendo porque dentro de alguns dias é a nova entrevista – desta vez com a papelada certa e revisada por nós! Beijos, Fe

  2. Oi Nandinha,
    Fico feliz de poder ter mais infor sobre vc. Fiquei muito triste por causa dessa situacao. Msm tendo o meu visto aprovado, me senti muito depre pelo acontecido. ***FDP esse advogado. Manda ele p/ porta de cadeia, ‘e onde ele tem competencia p/ trab.**
    Enfim, n foi boa a experiencia, mas tenho certeza q na proxima semana vai dar td certo. Lembro da sua dt, e estarei orando por vcs, p/ garantir a sua vitoria.***
    Estive pensando em vc a semana td e olhando o seu blog p/ ter noticias suas, n sei se vc tem orkut mas, se tiver me add (http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=4838864188178903285) ja add a Carol q conhecemos la.
    Um grande abraco e ainda vamos nos encontrar nos states.

  3. Olá,
    Quero te agradecer por este blog, está me ajudando muuuuito!!
    Fiquei triste quando eu li o que aconteceu na entrevista, é realmente muito dolorido e dificil, mas agora, o que eu creio é que Deus esta no controle de tudo e Ele tem o tempo perfeito para todas as coisas, somente confie Nele.
    Estou torcendo por você, você tem sido uma benção na minha vida!
    Agora vai dar TUDO certo!!! Felicidades!!

  4. Oi . eu tenho lido seu blog..eu tambem estouo com processo K1. meu amor é americano. estou angustiada.Deus sabe o quanto é ruim esperar , na verdade Deus e voce..hahaha…mas olha eu fiquei muito triste hoje quando li seu blog…isso foi muito ruim…mas estarei torcendo pro voce…eu sei o quanto será maravilhoso, quando tudo estiver da forma que voce e seu amor sonha…não fica triste, a luta continua…muito sucesso para voce..e espero que voce realmente escreva aqui tim po tim sobre a intrevista e vou precisaar saber de tudo …a minha será provavelmente em dezembro ….ou inicio de janeiro. estou muito anciosa…Grande abraço e tudo de bom!!!

  5. Olá Fernanda até que enfim aprendi a mandar comment aqui..hahahahaha..Bem tenho te acompanhado já faz um tempo e sempre confiro se tem mais alguma coisa escrita, mas novidades, e tbm quando vc disse q nao ia dizer sobre a data do seu visto, fiquei bem ansiosa pra saber como iria ser…fiquei triste em saber o q ouve e me emocionei com os comentarios das outras meninas, a força q estão te dando…eu quero fazer as palavras delas a minha, vc vai conseguir …continue postando os detalhes…se vc escrevesse todos os dias seria melhor…hahaha… pq tb estou passando pela mesma coisa, so que o detalhe que estou esperando o tal evelope chegar em casa, para saber a data da entrevista…aff..que demora…hahahaha…acho que é a vontade de estar logo com omeu amor…Estamos juntas, dessa vez vai dar certo…um grande abraço…God Bless u!!!


Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 68 outros seguidores

